'' CADEIRA DE RODAS POR VOZ ''



Cadeira de rodas eléctrica controlada por voz
No âmbito do projecto Magic Key foi desenvolvido um protótipo de uma cadeira de rodas eléctrica que é controlada por comandos de voz.
Esta cadeira de rodas eléctrica poderá vir a ser usada por pessoas que não têm a possibilidade de usar o tradicional joystick de controlo da cadeira, nomeadamente pessoas tetraplégicas com boa capacidade de dicção. As palavras de comando podem ser dadas em Português e/ou Inglês.
Após ser dado o comando inicial “Liga cadeira”, o utilizador pode controlar a cadeira com as palavras “Anda”, “Para”, “recua”, “Acelera”, “Desacelera”, “Esquerda” e “Direita”.
Se o utilizador disser “Desliga cadeira” a cadeira deixará de responder às palavras de comando referidas, apenas o voltando a fazer quando for dada a ordem “Liga cadeira”. Desta forma o utilizador poderá estar a falar normalmente com outras pessoas sem ter que se preocupar em não dizer as palavras que permitem controlar a cadeira.
A tecnologia desenvolvida neste projecto permite a sua adaptação a qualquer cadeira já existente, mesmo as que não têm uma interface digital para ligação ao computador.
A mesma interface de voz pode ser usada para interagir com outros sistemas, nomeadamente controlando luzes, abrindo portas ou janelas, ou mesmo controlando qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos.
Este projecto tem vindo a ser apoiado, para além da ESTG/IPG, pela ADSI da Guarda e pela Fundação PT .

Comentários

  1. Muito bom seu post, mostra que a técnologia está a serviço de todos, inclusive abrindo novamente as portas da "liberdade" para aqueles que sofreram acidentes ou que nasceram com esse problema.

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, obrigado pela sua visita.
    Pena que a ciência não avance mais em alguns campos, como colocar um paraplégico em pé, isso seria muito melhor que o sentar numa cadeira de rodas, mas isso via também da política de consumo, outra das coisas que os governos deveriam resolver.

    Volte sempre amigo.

    ResponderEliminar
  3. Lendo seu post e coments só me lembrei do C.Reeve (ex-Superman) que embora tivesse dinheiro não conseguiu que a ciência o salvasse, porém, acreditou e lutou pela causa de outras vidas.
    Ele era muito corajoso.

    ResponderEliminar
  4. Com o dinheiro, talvez eu tbm podesse ser corajoso, enfrentar experiências e até servir de cobaia, nada disso eu me importava fazer, mas como dinheiro de pobre não chega, vamos vivendo de sonhos.
    No entanto ele deixou uma obra feita, uma fundação, pena que com a sua morte ele esteja no esquecimento, mais ninguém falou dela.

    Obrigado por tua visita.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom trabalho. força de vontade é tudo, parabéns pelo blog. Abraços

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por seu comentário Victor, volte mais vezes amigo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pela vossa visita, vossos comentários são sempre bons para melhorar este espaço.
Voltem sempre.

Mensagens populares