'' SOLIDÃO MATA ''

CASA SEM SOLIDÃO PARA DEFICIENTES

O conceito "open space" esteve subjacente ao projecto de arquitectura do futuro complexo residencial da Maia para acolher 29 pessoas portadoras de deficiência. O investimento será de 870 mil euros ficará pronto em 2010.
Foi graças ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares) lançado pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social que a Misericórdia do Porto irá iniciar, a partir de Maio, a construção do Lar Residencial Engº Pacheco de Almada (falecido mesário da Irmandade) na Rua do Mosteiro, em Águas Santas, Maia. O projecto da autoria do arquitecto José Manuel Soares já foi concluído e espera, apenas, a aprovação da Câmara Municipal da Maia para arrancar.
Segundo contou ao JN o autor do projecto, a empreitada terá duas zonas espaciais distintas, mas interligadas e direccionadas para o jardim circundante ao complexo. Além de permitir o acolhimento para 24 pessoas portadoras de várias deficiências, será edificada uma residência autónoma para cinco utentes, também com deficiências, mas com alguma autonomia de movimentos. A visão integrada do conjunto visa promover a interactividade e actividades ligadas ao bem estar físico, motor e ocupacional de forma a por exemplo, incentivar os utentes a fazer coisas aparentemente banais como cozinhar ou lavar a loiça.
"A geometria dos espaços irá permitir o contacto entre as pessoas e em vez do isolamento, como acontece em muitos lares de idosos, vamos incidir muito na vertente ocupacional. Não podemos deixar uma pessoa deficiente numa cadeira de rodas a olhar para a televisão todo o dia ou deitada numa cama", lembrou, ao JN, José Manuel Soares.
O mesário da Misericórdia do Porto, Álvaro Rodrigues, elogiou o "feliz programa" do projectista e realçou a "longa tradição" da Irmandade no apoio e construção de instalações deste tipo: "Não podemos construir na terra o que existe no Paraíso, mas podemos dar o mais possível em termos de felicidade às pessoas", concluiu.
Fonte; JN 22/02/2009

Comentários

  1. Olá
    Blog interessante e simpático, parabéns!
    Voltarei com mais tempo
    Um abraço de,
    Luís Portugal

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e pela sua visita.
    Nada de extra está nele, é um simples espaço.

    Abraço amigo e volte sempre.

    martinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pela vossa visita, vossos comentários são sempre bons para melhorar este espaço.
Voltem sempre.

Mensagens populares