'' CADEIRA DE RODAS MOVIDA PELO PENSAMENTO ''




Toyota inova com cadeira de rodas movida pelo pensamento


A Toyota, fabricante japonesa de automóveis, inovou este ano com um produto que sai do seu nicho de acção e lança uma cadeira de rodas movida pelo pensamento. Falando assim parece história de ficção científica, mas é a mais pura verdade.
Para guiar este “meio de transporte” o usuário tem que utilizar um capacete que acompanha o equipamento e é capaz de ler as “ondas cerebrais” do mesmo, de forma a identificar a intenção do condutor e assim controlar um motor eléctrico que permite o deslocamento da cadeira.
Este sistema permitirá que num futuro nada distante que as pessoas, deficientes físicos e idosos, consigam interagir com o mundo através das suas vontades interpretadas pela actividade cerebral, nem sempre capaz de controlar seus músculos, o que poderá ser utilizado para agilizar determinados tratamentos de reabilitação.
Funcionamento do sistema
Através de um sistema do Brain Mecanism Interface (BMI) o capacete contém eletrodos que são conectados ao couro cabeludo e mede a actividade cerebral quando a pessoa se concentra em algum movimento. Estes sinais são plotados em um painel que os interpreta em tempo real e transmite os dados para um sistema de controle na cadeira.
.


A priore, não foi divulgada nenhuma intenção em relacionar esta tecnologia aos ‘veículos’ do futuro, mas da maneira como as coisas avançam, não á porque duvidar que logo logo também teremos carros movidos pelo pensamento… o que em primeira instância não me agrada.
Imagina só guiar um veículo num engarrafamento sem tocar no volante… deve dar dor de cabeça.
Fonte Affaritaliani



Comentários

Mensagens populares