'' MULTIBANCO ACESSÍVEL ''

Alexandro sem acesso às caixas multibanco

Luís Alexandro, de vinte anos, sente-se marginalizado quando quer levantar dinheiro e encontra um degrau que o impede de chegar à caixa multibanco em Matarraque, Cascais, onde reside, ou quando não consegue aceder às cabines telefónicas, por estas estarem muito elevadas.


E até na Escola Secundária de São João do Estoril, que o jovem frequenta, há pavilhões que não estão adaptados para pessoas com deficiência motora.
Contactado pelo CM, o Ministério da Educação garante que a escola de São João do Estoril pertence ao grupo das que vão integrar a fase IV do Programa de Modernização de Escolas Secundárias. Adianta que a questão dos acessos é sempre tida em conta no âmbito das intervenções da Parque Escolar.
A SIBS, empresa que gere as máquinas de multibanco, esclarece que o elevado número de ATM por habitante – o maior da Zona Euro – permite que haja na proximidade imediata de um equipamento com menor facilidade de acesso outro cujas características asseguram a melhor acessibilidade. Já a PT disse ao Correio da Manhã que existem em Portugal cerca de 500 cabines telefónicas para clientes com necessidades especiais, estando ainda programada a implementação de mais 300 infra-estruturas.

"ACHO-ME CAPAZ DE FAZER TUDO"...

Leia mais no Correio da Manhã; saude/alexandro-sem-acesso-as-caixas-multibanco



Outro problema que os de mobilidade reduzida são confrontados é com o teclado, ora se sentados não passam de o máximo de metro e vinte de altura e terão que ser altos, não conseguem ver as teclas dado que o teclado de muitas caixas multibanco são em plano recto, e em altura acima de um metro do solo, o que dificulta fazer qualquer operação como a tão simples a do levantamento de dinheiros.
Para isso ainda tem que socorrer de uma terceira pessoa, porque muitos cartões já foram guardados pelos erros consecutivos que fazemos.
.

Comentários

Mensagens populares