AMIGOS

terça-feira, 24 de maio de 2011

LEUCEMIA - MENINA DE CHAVES PERDEU A LUTA


.

Menina de Chaves perdeu a luta contra a leucemia

"Só quero recordar a alegria e o sorriso da Iara", foram as palavras sofridas de Sandrina Paquete sobre a morte da filha. Iara, de seis anos, perdeu a guerra contra a leucemia, que a atacou há cerca de um ano, e morreu ontem no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, onde estava internada.




"Estava muito serena nas últimas horas", disse Nelson Paquete, pai da menina, que na noite de domingo sentiu que a filha estava prestes a partir.

Desde que a doença foi diagnosticada, a pequena Iara venceu várias batalhas. Sobreviveu a um arriscado transplante com células do cordão umbilical em Setembro de 2010. Passou o Natal em casa, em Vilela do Tâmega, Chaves, mas três meses depois foi atacada pelo vírus CMV (Citomegalovírus). Iara e os pais enfrentaram outra batalha quando o medicamento Foscarnet, utilizado no tratamento do CMV, esgotou. A criança lutou contra a morte durante três semanas, até o IPO conseguir comprar o remédio no estrangeiro. "Retomou o tratamento e melhorou", disse Sandrina Paquete, em meados de Abril. Apesar da evolução favorável do estado de saúde, em apenas um mês Iara sofreu uma recaída repentina. O vírus CMV venceu todos os fármacos.

Nos últimos dias, os órgãos vitais da menina começaram a falhar. Primeiro os rins, depois os pulmões, o fígado e finalmente o coração, que parou pelas 07h00 da manhã de ontem. O funeral de Iara realiza-se esta tarde na capela de Vilela do Tâmega.



Leia mais: menina-de-chaves-perdeu-a-luta-contra-a-leucemia
.

3 comentários:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://doe.vc/mq e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderEliminar
  2. Embora seja longe, mas vou criar um espaço para seu comentário Ministério.

    Obrigado pela visita no meu espaço.

    ResponderEliminar

Obrigado pela vossa visita, vossos comentários são sempre bons para melhorar este espaço.
Voltem sempre.

Related Posts with Thumbnails