'' VERÃO _ VACINA CONTRA CANCRO DE PELE ''



Cientistas dos EUA estão a iniciar testes com uma vacina normalmente utilizada para combater o herpes e que mostrou ter efeitos positivos no tratamento do melanoma, o tipo mais perigoso de cancro da pele, avança a BBC.

Os especialistas do centro médico da Rush University, em Chicago, já realizaram duas fases de testes com a vacina, chamada OncoVEX®.

Na segunda fase, dos 50 pacientes submetidos ao tratamento, oito recuperaram completamente do cancro, enquanto outros quatro tiveram uma reacção positiva parcial e curaram-se com uma cirurgia.

Os pacientes com estados avançados de cancro da pele costumam ter um prognóstico fraco de sobrevivência.

"Actualmente existem poucas alternativas de tratamento para pacientes com melanoma avançado, nenhuma delas satisfatórias. Por isso os oncologistas ficaram muito animados com os resultados obtidos", disse Howard Kaufman, director do programa de cancro da Rush University.

DESCOBERTA ACIDENTAL


Os cientistas descobriram que a OncoVEX® tinha efeito sobre o tecido canceroso quando a vacina foi acidentalmente aplicada numa amostra de células de tumor.

Esta inclui um vírus que foi modificado e convertido num agente que atinge essas células sem afectar as células saudáveis.

O tratamento também possui agentes biológicos que ajudariam a resposta do sistema imunológico ao melanoma. Segundo a Rush University, a vacina é injectada directamente nas lesões.

A terceira fase dos testes deve envolver 430 pacientes em todos os EUA. Cada um vai receber uma injecção nos tumores a cada duas semanas, até 24 sessões, e será acompanhado por dois anos.

O melanoma é o tipo mais raro, mas mais letal de cancro da pele, por causa da alta possibilidade de metástases.

Fonte: Portal de Oncologia Português

Comentários

  1. Sim porque deixar de ir à praia está fora de questão...

    ResponderEliminar
  2. Fica fora de questão, mas o aviso é o mesmo de sempre, cuidado à exposição em demasia ao Sol, além de ser saudável, também tem os seus contratempos dolorosos.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Eu fui irónico quando escrevi aquilo. Eu não compreendo a "necessidade" que muita gente tem de ir à praia. Eu felizmente passo muito bem sem lá pôr os pés. Até porque gosto mais do frio do que do calor.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não o foste não, porque muita gente tem por primeiro a praia e as suas consequências, depois é que pensam na saúde.
    Eu passo bem sem praia, e quando faço, não passo do bar do Manel ou das vendedoras de marisco avulso e beber uma imperial, sol nem sequer lhe chego.
    Por sinal, dou-me mal com o calor, gosto das estações intermediárias...

    ResponderEliminar
  5. Olá Martinho!Teu bloque é muito interessante!

    Beijibhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pela vossa visita, vossos comentários são sempre bons para melhorar este espaço.
Voltem sempre.

Mensagens populares