ULCERA DE PRESSÃO (ESCARA)

 
.
 ANTES
.

   
 . 
16 DE SETEMBRO 2013
 .
    
. 
19 DE SETEMBRO 2013
 . 

   
 .
 22 DE SETEMBRO 2013
 .

   
 .
 25 DE SETEMBRO 2013
 .

   
 . 
29 DE SETEMBRO 2013
 . 

 
.
 9 DE OUTUBRO 2013
.

.
AOS 17 DE OUTUBRO 2013  

.

Aos 9 de Setembro dou baixa ao Centro Hospitalar S. Francisco em Leiria para fazer uma operação enxerto a uma ulcera de pressão que me apoquentava já por ano e meio.


 Começar pelo começo, fui operado a uma escara nos HUC na secção da Unidade de Queimados e Plástica ao comando do especialista Celso Cruzeiro em Fevereiro de 2011, após um internamento antes operatório na unidade de continuados do Hospital Arcebispo São Crisóstomo em Cantanhede a quem aconselho que procurem pois é das melhores unidades de continuados do país, modéstia à parte, onde fui bem acompanhado e acarinhado por todos os envolventes de saúde que tive a oportunidade de conhecer.

Nos HUC fui operado-enxerto pela drª Fernanda a qual correu nas melhores expectativas, volto ao Arcebispo para reabilitação da mesma.
O tempo aí esgota e sou empurrado para a unidade de continuados na Clínica da Sofia, saio do céu e entro no purgatório, isto porque vejo-me em condições horríveis e um trato descontinuado e com alguma falta de profissionalismo em alguns elementos.
Tal que sou objecto de duas infecções tais como o pro-teus e pesomomas  coisa que me leva quase ao inferno que saía de lá embalado em casaco de pau.
Depois de ultimas análises e com resultado limpo, peço alta e assino termo de responsabilidade para sair, reconheço que foi um erro, mas tinha mesmo que fugir da unidade.
Sei hoje que tem novas instalações, pois na altura decorriam as obras, creio que deve ter melhorado as condições de serviço, uma vez que andavam em mudanças.

Adiante, venho para casa e deparo-me com as dificuldades de ter domicilio, depois a enfermeira de férias e eis que uns pontos internos rejeitados, ou talvez algo que mais à frente menciono, abre nova escara à qual fui agora operado.

Vou regularmente aos HUC e sou acompanhado pela drª Fernanda, e sigo um calvário de pensos, uma vez de aquagel AG e outras com carvão activado, pensos de duas vezes ao dia e nunca mais sarava.
Vejam a despesona que não tinha com isto, adesivos, compressas, soro e mais outros medicamentos bem como antibióticos e analises, faço um trilho de sofrimento que não desejo ao meu pior inimigo.

Sou nomeado para operação no HUC, vou lá para ser operado e venho de novo para casa, porque segundo o entender da drª Fernanda que iria fechar por ela própria, tal não aconteceu e finalizado o prazo de espera recebo um cheque operação para escolha de três hospitais, escolho o S. Francisco dado que fico em Leiria, era como se tivesse em casa.

Voltando ao principio, baixo ao Centro Hospitalar e sou operado pelo cirurgião Cruz Ferreira, o primeiro que me indicou para operação já na primeira vez que fui aos HUC.
Correu como previsto, acordo antes do tempo porque segundo o drº que uma loca enorme e uma lasca de osso que possivelmente seria da bacia, a mesma que cortava e mantinha viva a mesma ulcera, talvez a razão de ela não fechar por ela em todo este tempo, opinião do cirurgião.

Passado quase um mês de internamento, recebo alta a 4 de Outubro e estou a recuperar bem em casa fazendo ladex e ventrex (posicionamentos) , hoje já quase não tenho liquido a sair do enxerto, apenas uma fístula no lugar do dreno, uma humidade serosa.

Quinta feira dia 17 do corrente mês vou de novo à consulta ao Centro Hospitalar para ser visto pelo cirurgião Cruz Ferreira, o qual já me ordenou para fazer levantamentos, mas eu continuo a fazer questão de estar mais tempo em repouso, porque não quero de novo outro calvário.

AOS 17 DE OUTUBRO 2013

Hoje pelas 10 da manha, fui atendido de novo no Centro Hospitalar S. Francisco pelo cirurgião Cruz Ferreira, depois de ter visto o enxerto conclui que está no bom caminho e que dê mais repouso, ladex e frentex em posicionamentos e pouca cadeira, só mesmo o indispensável.
Pedi à enfermeira Rute, de uma simpatia enorme e profissionalismo, a mesma que me fez a imagem documental da situação do enxerto.
Pode se ver duas fístula  superiores quase fechadas e a do dreno ainda onde chora uma lágrima de liquido não seroso, como que tenha saudades da loca que mais parecia o fosso das Marianas. :)


POR FAVOR, 
CUIDEM DE VOSSA SAÚDE E PREVINEM-SE 

Comentários

Mensagens populares