UTILIDADE PÚBLICA_SAÚDE

...
URINE ANTES DE CADA VIAGEM

Algumas vezes uma informação sobre saúde ouvida uma única vez pode ser relembrada por toda a vida, gerando comportamento preventivo. Esse foi o impacto de uma palestra, proferida por um cirurgião de urgências de um hospital, cujo tema era a ruptura da bexiga por acidentes automobilísticos.

Após a palestra os lavabos estavam repletos  e os comentários sobre ir ao WC antes de entrar num veículo de transportes eram enfáticos, demonstrando que o relato fora ouvido.

Através de dados estatísticos e imagens precisas, o especialista demonstrou como, um acidente que até pode ser banal, estando a bexiga cheia, há o risco dela literalmente 'estourar'. Ao informar os ouvintes na plateia sobre a frequências de atendimentos de urgência para sutura da bexiga derivadas de acidentes de carro, de veículos  motorizados, percebeu-se rumores e olhares de temor no público em geral.

A causa mais comum das lesões da bexiga é a contusão, a qual ocorre, sobretudo, devido a acidentes automobilísticos, podendo também decorrer de quedas ou lesões desportivas.

A maioria das rupturas da bexiga ocorre pelo trauma externo e tem como causa principal a bexiga cheia durante a ocorrência do acidente.
A bexiga cheia de urina absorve o impacto do golpe externo e não tendo resistência suficiente, explode como um balão de ar.
Através da fenda que se abre, a urina e o sangue invadem a cavidade peritoneal, onde se encontram os intestinos, podendo provocar uma peritonite química e infecciosa com enorme dor. Os principais sintomas são a presença de sangue na urina e a dificuldade ma micção.

Portanto, bexiga cheia e acidentes de viação podem ter sérias consequências causando internamentos e até mesmo mortes.

A sutura de bexiga não é um procedimento trivial, requer um trabalho delicado num tecido difícil. Complicações podem ocorrer como inflamação da área suturada e até infecções hospitalares, não muito raras em grande dos hospitais.
Entre os riscos de uma lesão grave está uma pressão arterial perigosamente baixa que pode acarretar choque e morte.

Assim, é sempre bom passar no lavado e ESVAZIAR A BEXIGA antes de entrar/montar em qualquer veículo (automóvel, motocicleta, autocarro, comboio, metro, avião, etc... etc.).
VÁLIDO PARA ADULTOS E CRIANÇAS, pois se estiver vazia, o risco de rompimento diminui drasticamente. 

Informação dessa natureza dever ser repassada, e aqui o boca a coca, mail a mail pode salvar vidas.

Transcrito como recebi via mail.


Comentários

Mensagens populares