Fecalomas



Um problema que bate à porta de todos nós, e eu não sou caso único.
Muitos problemas passam a nos acompanhar, desde que sejamos portadores de lesão medular e um deles é a constipação intestinal, esta por sua vez é a maior das queixas de todo o paraplégico bem com tetraplégico. 
A constipação intestinal provoca endurecimento das vezes, que por sua vez promove aparição dos ditos fecalomas  (Fecaloma)   , ou seja pequenas bolas que passam a bolas enormes e provocam obstrução total do intestino.
Este problema acontece quando a diminuição de líquidos ingeridos no organismo, ou seja quando a percentagem de 70% de água no organismo baixa de valores. 
Devemos tomar todo o cuidado com esta patologia pois é a consequência de graves lesões intestinais graves, onde por muitas das vezes só com intervenção cirúrgica resolverá o problema. 
Muitas das vezes precisamos de usar medicamentos que podem provocar a constipação como os anti-ácidos, antidepressivos, anti-hipertensivo e até mesmo analgésicos.
Antes de tomar todos os medicamentos receitados por consulta médica, deve-se ter em mente ler e reler as indicações do receituário antes da ingestão dos mesmos, e por alguma razão o organismo ter mostrado contra-indicação, é parar de tomar e falar com seu médico de família.
Para evitar fecalomas dever ter uma alimentação rica em fibras, legumes e fazer a ingestão máxima de líquidos, evitar bebidas com grau elevado de alcool.

Pode também ler: doencas/fecaloma/





Comentários

Mensagens populares