3 de Dezembro (DIA INTERNACIONAL DO DEFICIENTE) 🦽

Por falar no dia 3 de Dezembro que dizem ser o Dia Internacional dos portadores de Deficiência, venho deste modo mostrar a lacuna enorme que existe na informação das pessoas deficientes, embora existem relatórios sobre o assunto, muita informação passa por baixo das secretárias e números reais não são dados nem entram em consensos sobre a questão, querer incluir um portador de deficiência na nossa sociedade, é a mesma coisa que querer enfiar "um camelo no buraco de uma agulha'', como mudar esta dura realidade que sempre que olhamos em nosso redor só vemos exemplos e actos que nos dizem que a verdade é um fosso na nossa sociedade.
Segundo um relatório datado de 2011, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algumas deficiências e que 80% das pessoas residem em países de desenvolvimento precário onde um terço da renda destas pessoas se destina unicamente a cuidados específicos e medicamentos e por consequência apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) completam o ensino primário, causando assim dificuldade em boa educação, reduzindo probabilidades de encontrar bom trabalho e se tornarem independentes, o que estamos então a fazer para o caso da inclusão destes portadores de deficiência?
Responder a esta resposta é tão complicado que nem eles próprios a conseguem aceitar, no entanto precisamos dar o primeiro passo para a questão.
Nós temos certos receios de aquilo que desconhecemos e conhecemos, por esta razão podemos perder excelentes oportunidades!
No entanto temos a boa noticia de que existem ONG's (leiam aqui sobre isso) que podem ajudar nestes assuntos, estes nos ajudam em assuntos de capacitação e recolocação de pessoas em empresas que já possuem adaptação para portadores de deficiência, só que em Portugal tudo é uma miragem, desde que nós portadores de deficiência sabemos quem são os que nos podem ajudar nesse assunto, sabendo que em cada delegação de SNS existem um provedor para os deficientes: Leiam este artigo . 
Com isto tudo quero salientar que tem empresas em Portugal que recebem incentivos do Estado (que somos todos nós contribuintes)  para proveitos próprios e os lugares ficam em aberto nas mesmas empresas, dura realidade.
Falar nestes assunto para muitos é "TABU", para outros é "foge cada um para seu canto" e a inclusão continua a ser miragem e quem sofre com isso é sempre o "mexilhão".
Todos nós deveríamos nos capacitar que é assunto de extrema profundidade e que devemos todos debruçar sobre isso, pedir ajuda sempre que necessário, tentar não estorvar quem luta com estes princípios e que num futuro próximo empresas governantes e outros possam saber o verdadeiro significado da inclusão social incluindo nela os Portadores de Deficiência.
Gostaria que lessem este artigo: QUASE UM MILHÃO!

by mghorta 

ATÉ QUANDO 


Comentários

Mensagens populares