'' ACESSIBILIDADES EM GUIMARÃES ''

Dos 112 lugares escolares do Concelho de Guimarães, metade não tem condições de acessibilidades para portadores de condição física reduzida, podemos avaliar o país inteiro, ao qual o nosso estimado 1º ministro garantiu que fazer face à crise, seria por dar luz verde a obras em escolas e similares.
Mas será que foi isso que foi realizado ?
"As dificuldades começam logo à entrada da escola, no portão, e depois seguem pelas rampas que não têm inclinação adequada, são maioritariamente descobertas e os pisos não favorecem o deslizamento das rodas. Nas salas de aula não têm abertura para uma cadeira de rodas. Rampas de acesso aos pisos não existem e há determinadas aulas que são no primeiro andar e eles não podem assistir", explicou a professora de ensino especial, Gracinda Machado Sousa.
Mas o rol de vicissitudes que afectam estes alunos não se fica por aqui, já que as casas-de-banho são pequenas, os lavatórios, saboneteiras e toalheiros estão inacessíveis o que tira a autonomia a estas crianças e leva esta docente a concluir que "o sucesso educativo para esses alunos não é efectivo", ainda para mais quando o caso de estudo foca o ensino que é básico e obrigatório. Apesar do cenário não se apresentar muito animador para a realidade destas crianças, Gracinda Sousa realça que ainda há alguns bons exemplos e que alguns determinados problemas têm sido resolvidos com a criação dos novos centros escolares. "Havia escolas que não tinham condições mínimas e esta reorganização da rede escolar é fundamental para termos avanços nesta área das acessibilidades", vaticinou.
Leia mais : http://www.educacao.te.pt/
Infelizmente é esta a realidade deste país e também a de muitos outros. Os que são diferentes são discriminados. A sociedade estigmatiza as pessoas, sempre foi assim.
ResponderEliminarAcredito que não é fácil ser diferente dos demais. Mas tu já deste provas de que és forte e que consegues sempre dar a volta nos momentos mais complicados da tua vida.
Um forte abraço. Coragem!
Isto só acontece num país de promessas, e sempre assim será.
ResponderEliminarPena que estes senhores que tando prometeram e vão prometendo, não fiquem diferentes, sentir na pele o mesmo que muitos estão sendo descriminados...
Amigo, eu tento dar a volta por cima, mas muitas das vezes não consigo, no entanto vou batalhando e usando as armas que me são cedidas, este meio é um exemplo.
Obrigado Hugo, teus comentários são sempre bem recebidos.
Um abraço forte e amigo.