BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS SEM SOLUÇÃO


Escadas complicam

João Matias, de 23 anos, deficiente motor congénito, por causa de espinha bífida, tem feito palestras em colaboração com a Associação Salvador sobre a acessibilidade e integração de pessoas com deficiência. "As pessoas ficam um bocado incrédulas como é que há tantas barreiras arquitectónicas sem solução", afirma.






No dia-a-dia, na Benedita, Alcobaça, onde reside, é confrontado com muitos obstáculos. Dá o exemplo de passeios sem rampas com a devida inclinação, acessos difíceis aos contentores do lixo e escadarias na sede da junta de freguesia.

A terminar a licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém, João Matias está a estagiar como designer gráfico numa empresa na Benedita. "Sinto-me muito útil à Associação Salvador, que me abriu portas. Estou em negociações com um realizador para um documentário sobre a minha vida, ou mesmo uma telenovela, com uma personagem à minha medida", revela. Em conjunto com as colegas Filipa Agostinho e Alexandra Vicente, no âmbito da cadeira de Publicidade e Marketing, está a desenvolver um aparelho para surdos poderem ouvir música através da vibração. O Vibe 4 Life está neste momento à espera que alguém financie o protótipo e o comercialize.




escadas-complicam

Comentários

Mensagens populares